Encomendas, sugestões, troca de idéias através do meu e-mail

tinasilvabijoux@gmail.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como conservar semijóas?

Muitas dúvidas surgem a respeito do uso e conservação das semijóias (ou folheados) como por exemplo, se devemos lavá-las ou não e como limpá-las.

O primeiro ponto a ser considerado é que a semijóia consiste de uma base metálica, revestida por camadas de ouro ou prata. Desta forma, seu uso não pode ser comparado ao de uma jóia que é feita do material puro.

Como contraponto à jóia, você pode adquirir uma variedade infinita de semijóias a preços acessíveis, aumentando suas possibilidades de combinações na hora de decidir o estilo da roupa, a forma do brinco, o tipo de anel, o comprimento e tipo do colar ou da corrente, ou a escolha do pingente, da pulseira ou tornozeleira.

O uso diário constante de uma mesma semijóia, a princípio, não é recomendado, entretanto, há vários casos de grande durabilidade sem qualquer prejuízo para a peça. Isto significa que depende muito da pessoa que usa - suor, cremes, perfumes, manuseio etc. Em outras situações, ocorre rapidamente perda de características originais da peça.

A seguir alguns fatores que podem danificar a semijóia folheada:

Suor: um dos mais agressivos e muitas vezes responsável pelo escurecimento da peça. No organismo ocorre uma perda contínua de líquido pela pele. O suor é o fator mais efetivo na remoção do calor corporal. Sua composição pode ser extremamente corrosiva devido à presença de substâncias como: sulfatos, fosfatos, cloretos, ácidos cítrico, úrico e lático. É o caso da prata, por exemplo, que pode escurecer quando em contato com estas substâncias por ser um metal mais sensível do que os outros.

Presença de excesso de Iodo no organismo.

Cosméticos — Cremes, Pomadas, Loções etc.

Perfumes — Líquido original, Colônias etc.

Química para os cabelos — Pinturas, Alisamentos etc.

Manuseio — Esforços impróprios submetidos às peças, tais como: pequenas Torções, Puxões e Dobras.

Produtos de Limpeza — Multiusos, Alvejantes, Sabões etc.

Atividades de Lazer — Praia, Piscina, Sauna, Banhos etc.


Como Resolver Isso?

Basta observar os 8 pontos citados acima. E, quando ocorrer danos à semijóia, para alguns casos a alternativa é lavar a peça com detergente neutro.

Veja como fazer:

Coloque o detergente na própria mão, depois um pouco d'água, e então, esfregue a peça levemente.

Proceda a lavagem, de forma que a limpeza ocorra por toda a peça. A seguir, enxaguar e enxugar bem para não deixar resíduo de umidade. Repouse a peça em local ventilado até sua secagem total.

Em um copo adicione um dedo d'água morna e detergente. Introduza a peça e agite a água sem movimentar a peça. Deixe em repouso por cinco minutos e esfregue levemente com os dedos. A seguir, enxaguar e enxugar bem para não deixar resíduo de umidade. Repouse a peça em local ventilado até sua secagem total.

Quando lavar?

Este procedimento de lavagem deve ser adotado após cada uso da peça.


Atenção para as Pérolas:

Se sua semijóia tiver pérolas, não lave-as. Utilize apenas um pano úmido para limpá-las. Veja mais sobre os cuidados com as pérolas na postagem: Como conservar jóias de Pérolas
Fonte: Pedra Mística

2 comentários:

  1. Hola Cris Tina!!!
    Muy completa tu info, como siempre!!!
    Pasé a desearte FELIZ DÍA!!!, porque ayer fue el Día del Blog 2010, nos enteramos tarde, jaja, pero igual festejemos nuestro día!!!
    Besitos amiga!!!
    Bijoux Roos
    http://bijouxroos.blogspot.com/

    ResponderExcluir